quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Capítulo III: Bruxas


As ditas cujas são popularmente conhecidas pelo nariz grande com verruga, caldeirões e poções mágicas. Sim, as mais inofensivas eram assim. É dificil dizer ao certo as cararteristicas concretas de uma bruxa, cada uma tinha um jeito e um objetivo, entenda a palavra bruxa como "as mulheres sábias detentoras de conhecimentos sobre a natureza e, possivelmente, magia." São geralmente subdivididas em duas categorias:


  • Bruxas Healers: Muitas destas foram caçadas na época da inquisição e mortas de maneiras horríveis  Essas dedicavam suas vidas ao entendimento da natureza, plantas que podiam curar e quais eram venenosas, tratavam dos doentes da vila a base de ervas medicinais e raízes de árvores.
  • Bruxas Cúrsaí: Perigosas, elas elaboravam terriveis maldições e rituais com o objetivo de fazer o mal a alguém que entrasse no caminho de seus interesses, do amor a guerra.


Poderes:
Manipulação dos elementos naturais,rituais de invocação, as mais poderosas podem mexer com a mente de suas vitimas criando alucinações.

Halloween
As bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Não é à toa que ela é conhecida como "Dia das Bruxas" em português. Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.

Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você veria uma bruxa!

A crença em bruxas chegou aos Estados Unidos com os primeiros colonizadores. Lá, elas se espalharam e misturaram-se com as histórias de bruxas contadas pelos índios norte-americanos e, mais tarde, com as crenças na magia negra trazidas pelos escravos africanos.

O gato preto é constantemente associado às bruxas. Lendas dizem que bruxas podem transformar-se em gatos. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos. Muitas superstições estão associadas aos gatos pretos. Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa.

Trivialidades:
-A bruxaria começou no dia 05 de dezembro de 1484 com o anuncio do Papa Inocêncio VII Bulas Summis (Canto de Guerrado do inferno).

-As bruxas começaram a ser caçadas através do livro Malleus Maleficarum, onde se dava um diagnóstico completo de como ela era e agia.

-Ainda existem bruxas do tipo Healers hoje em dia, elas e eles fazem parte da religião Wicca ou Neopagã que estuda os mistérios da natureza e como usá-la a seu favor.

Referências:
Então, um dos meus favoritos né gente? pfvr. Quando se fala em bruxos é óbvio que lembramos de Harry Potter e Abracadabra - Hocus Pocus





Nenhum comentário:

Postar um comentário